quarta-feira, 29 de julho de 2009
Quem sou como professor!
Professor atuante no processo ensino aprendizagem.
(Sandra da Silva)
Tudo o que inova acrescenta, faz pensar, traz crescimento e mudança. Quem nunca errou na prática em sala de aula? Mas que bom poder melhorar e consertar para seguir acertando.
Ser professor hoje é ser pesquisador, aceitar desafios para construir na formação do educando e aprender com ele. Somos especialistas sim, como cita Maria Umbelina, dominamos um instrumento próprio de trabalho, pensadores capazes de repensar criticamente nossa prática em sala de aula, cidadão que faz parte de uma sociedade e de uma comunidade, contextualizando e desenvolvendo situações da prática a fim de avaliar, planejar atividades na construção do conhecimento científico em sala de aula.
Administrar nossa própria função despertando interesse e motivação em cada educando, oportunizando diversas formas de representações, vivências culturais e suas dimensões. Ouvir o aluno, deixá-lo expor suas experiências pessoais, sua cultura.
Diante da nova realidade virtual, o professor é aquele que organiza a aprendizagem do aluno utilizando estes meios para atingir novas dimensões do ensino através da transposição didática do conhecimento. Para mim não basta saber, temos que trazer ao pensar, questionar, problematizar.
Rever minha prática é o que identifica as formas de mudança no percurso, dando sentido ao fazer pedagógico. Por isso busco a formação para avançar ainda mais, ultrapassando as dificuldades muitas vezes materiais das escolas. Diante deste novo desafio me sinto feliz pelas mudanças que vem ocorrendo na escola que se constitui autora deste processo. Profissionais atuantes, repensando sua prática, revendo seus conceitos e paradigmas. Um novo movimento na escola, estamos em busca de mudanças, transformação.
O professor passa a dominar novos instrumentos para auxiliá-lo através da interação, partindo do senso comum para o saber científico de forma prazerosa e desafiadora desenvolvendo a autonomia a determinação na vida de quem aprende sempre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário